Programa Papai Velho Mamãe Velha

O propósito do Programa Papai Velho e Mamãe Velha é possibilitar uma melhora na qualidade de vida dos veteranos e veteranas fundadores da comunidade que participaram da abertura da Vila Céu do Mapiá, juntamente com Padrinho Sebastião Mota de Melo.
Como disse Lucio Mortiner em seu livro:

“É muito importante para um líder a  qualidade das pessoas que o rodeiam. Aquela sustentação que vem da base.” (Lucio Mortiner, 2018)

Play Video

Alguns dos companheiros e companheiras que ajudaram abrir o Céu do Mapia

Programa papai velho mamãe velha 3
Pd. Sebastião Acervo Cedoc Foto de Alex Polari
Programa papai velho mamãe velha 4
Programa papai velho mamãe velha 1
Pd. Sebastião Fernando Laroque Rio do Ouro 1982

O Projeto

A Vila Céu do Mapiá, fundada em 1983, é resultado do trabalho comunitário desenvolvido, desde 1974, por seringueiros e trabalhadores rurais motivados e unidos pela tradição espiritual do Santo Daime, sob a liderança do seringueiro Sebastião Mota de Melo (1920-1990).

“Abrir uma floresta virgem, demarcar estradas de seringa, iniciar roçados, levantar moradias, tudo isso com escassos recursos e materiais da floresta é um trabalho duro. Era difícil acreditar que aqueles homens e mulheres houvessem deixado para trás seus pertences e casas, fruto de dois anos de trabalho, e se embrenhado floresta adentro para a realização do velho sonho. Pelo final da tarde iam chegando os pioneiros. Uns vinham dos roçados, outros dos estaleiros e serrarias, outros traziam feixes de palha para a cobertura das casas. Chegavam caçadores com os quartos de uma anta e pescadores com grandes surubins”
(Alex Polari, 1992).

Assim, esse grupo de homens e mulheres, sob a guiança de Sebastião Mota de Melo, adentrou na floresta seguindo o igarapé Mapiá até a confluência com igarapé Repartição, onde, com muita disposição e enfrentando vários desafios, fundaram uma comunidade com o objetivo de vivenciar o desenvolvimento humano e espiritual em um novo sistema de vida comunitário, justo, em harmonia e nutrido pela Floresta Amazônica.

Algumas pessoas desse grupo de pioneiros já faleceram, e outros se encontram em idade avançada, no entanto, continuam zelando pela comunidade e orientando as novas gerações.

 

Hoje, Dia dos Avós - referência a Santa Ana e São Joaquim (avós de Jesus) - a ICEFLU aproveita para falar sobre o Programa Papai Velho e Mamãe Velha, que foi criado com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos veteranos fundadores do Mapiá, aqueles que participaram da abertura da Vila Céu do Mapiá com o Padrinho Sebastião. A irmã Geraldine, madrinha da igreja Céu de Santa Maria, Amsterdam (Holanda), em seu olhar pela floresta, sugeriu esse projeto que já era um desejo da Santa Casa e de tantos irmãos e irmãs preocupados com o bem-estar destas famílias.

O Programa começou, em 2018, com o recurso inicial vindo do CSM. Foi um voto de confiança nessa equipe que assumiu o projeto, não só do CSM, mas da irmandade da Europa e EUA. Sempre foi apresentada a prestação de contas de todos os recursos recebidos.

O Programa funciona sob a tutela da Associação Amigos da Santa Casa de Cura – Céu do Mapiá e é um dos projetos apoiados pelo setor de Promoção Social da ICEFLU. A coordenação do Programa conta com Sonia Palhares, Isabel Barsé e Clara Iura,que se dedicam voluntariamente desde o início, além de uma agente de atendimento domiciliar. Também conta com importante apoio do ISAVIÇOSA.

São 25 idosos inscritos e nestes quatro anos de funcionamento já foram realizados muitos atendimentos. Com ajuda da irmandade nacional e internacional foi possível prestar auxílio para tratamentos de saúde e algumas obras de melhoramento nas residências. As ações do projeto vão sendo possíveis a partir das doações recebidas, procurando dar prioridade aos mais necessitados e às urgências de saúde.

Texto: Isabel Barsé
Vídeo: produção Canal Jagube e Rádio Jagube; João Batista e Julinho Carioca (trilha sonora). Oferecimento Santa Casa e ICEFLU

Documentação