PRÉDIO PRINCIPAL

Projeto Sustentabilidade

No dia 1º de setembro de 2023, a Santa Casa de Cura Padrinho Manoel Corrente comemorou 24 anos de funcionamento dedicados ao atendimento da saúde espiritual, mental e física dos moradores e visitantes da Vila Céu do Mapiá. Como uma casa de caridade voltada ao cuidado integral da saúde, a Santa Casa foi criada e mantida através da colaboração de diversas pessoas, bem como de doações e outras formas de contribuição.

Após o término da obra de reforma do prédio principal da Santa Casa, ainda em curso neste momento, certamente teremos o início de um novo tempo de renovação dos propósitos fundamentais que levaram à criação deste espaço sagrado no Céu do Mapiá. Diante disso, reforça-se a necessidade de se garantir condições para que as pessoas sejam acolhidas, não só as que buscam atendimento, mas também aquelas que vêm desenvolver alguma atividade ou mesmo receber as energias de cura que emanam da Santa Casa.

O presente projeto propõe a realização de ações que possam garantir o pleno funcionamento da Santa Casa.

Justificativa

Nos últimos anos, as atividades da Santa Casa foram reduzidas ao mínimo possível, uma vez que não havia mais os recursos necessários que possibilitassem manter o atendimento como nos primeiros anos de funcionamento. Naquele tempo, contava-se com um quadro de voluntários que, juntamente com as doações e recursos levantados pela coordenação da Santa Casa, nos possibilitava o oferecimento de plantão permanente a todos que ali chegassem em busca de atendimento.

Objetivo Geral

Garantir o funcionamento pleno da Santa Casa como uma casa de caridade espiritual e de atendimento à saúde a toda a comunidade moradora do Céu do Mapiá e arredores, bem como visitantes e peregrinos.

Metas e Metodologias

Ainda que se considere que o serviço de atendimento na Santa Casa deva ser sempre um serviço voluntário, uma vez que se entende que é uma dedicação que não pode ser cobrada ou vendida, percebe-se necessário um recurso mínimo para que as pessoas possam se dedicar e manter seu compromisso com os serviços básicos desempenhados:

Meta 1 - Contratação de equipe permanente de prestadores de serviço – Plantonistas, Alimentação, Limpeza, Lavagem de roupas, Zeladoria, Manutenção e  Administração.

Meta 2 – Aquisição Mensal de Insumos - Todos os setores mencionados necessitam mensalmente de recursos materiais consumíveis para funcionamento

Orçamento

É importante salientar que para manutenção do funcionamento da Santa Casa se faz necessário o dispêndio de recursos mensalmente. Também lembramos que muitos recursos materiais estão passíveis de um orçamento atípico, devido à localização geográfica da Vila Céu do Mapiá, que onera as aquisições com frete via fluvial e serviço de estiva, além da ausência de determinados serviços especializados que necessitam ser executados por profissionais migrantes temporariamente.

Plantonistas (durante o dia e a noite quando necessário)
Cozinheira
Serviço de limpeza e lavagem de roupa
Zelador e Manutenção (combustivel, reparos, cuidados gerais)
Administração
Serviços + Insumos Custo mensal (R$) Custo anual (R$)
Plantão 8.000,00 96.000,00
Alimentação 11.500,00 138.000,00
Limpeza e lavagem de roupa 5.000,00 60.000,00
Zeladoria/manutenção 4.000,00 48.000,00
Administração (Assistente Contábil, Escritório de Contabilidade, Secretaria Geral dos Projetos, Internet) 5.000,00 60.000,00
Despesas de Consumo (energia elétrica, abastecimento de água, gás) 3.000,00 36.000,00
Total 36.500,00 438.000,00

Projeto para Download